Workshop

A PAISAGEM COMO PERCURSO E TRANSFORMAÇÃO ARTÍSTICA.

 

APRESENTAÇÃO

Iniciaremos o Workshop com uma investigação que pretende alcançar, através de estratégias de actuação estética e artística, uma sensibilização para os múltiplos aspectos da paisagem. Paisagem entendida como forma de ambiente em que os humanos se movem. Paisagens definidas como espaços naturais e como espaços urbanos.

A nossa aproximação à paisagem parte de três passos diferentes:

1. Movimentamo-nos dentro e por entre as diversas paisagens. Através da recolha e colheita capturamos vestígios da paisagem e na paisagem que determinam as suas características. No espaço urbano: estaremos atentos às zonas periféricas, inseridas num mapeamento determinado; zonas deslocalizadas, áridas ou industrializadas.

Numa analise posterior, estabelecemos as relações entre os lugares e os objectos. O que os objectos encontrados, descobertos, nos contam? Quais são as suas histórias?

2. Que percursos e caminhos as paisagens nos oferecem? Anotamos o padrão dos nossos movimentos na paisagem e investigamos o modo como a paisagem, com os seus obstáculos, diferentes matérias e atritos vários, nos condiciona ou liberta.

Todas estas experiências e as motivações pessoais dos participantes, implicam possibilidades de desdobramento artístico.

3. Que ritmo de movimento a paisagem nos impõe? Depois do mapeamento e da analise dos percursos, criamos coreografias individuais  para encenar em conjunto uma dança performática.

O final do Workshop consiste numa situação integral e complementar entre elementos performáticos e esculturais.

a) Os mapas dos nossos movimentos serão transformados em construções tridimensionais.

b) Os objectos achados serão inseridos de forma dialógica em cada escultura, individualmente, para depois formarem uma única escultura colectiva.

c) Em torno da escultura colectiva, a dança será um resultado das coreografias individuais, que representarão o percurso dos movimentos e os ritmos dos movimentos determinadas pelas paisagens.

Professor responsável: Bodo Rott

Organização: Bodo Rott, Tiago Alves da Veiga e Dirk Michael Hennrich

Duração: 5 e 9 de Novembro

Local: Escola Superior de Educação de Lisboa

Número de Participantes limitado.

 

0B1CB6AB-D1E8-4037-A643-7AD4046DF33F

 

praxis-logo

 

 

Logo_ESELx_Preto